terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dadora de Medula óssea

A partir de hoje sou dadora de medula óssea. 
Perante mais um caso em que uma menina precisa de um transplante de medula óssea, hoje aqui na Trofa foi  feita a recolha de sangue para possíveis dadores.
Isto de ser dador é um processo muito simples e não custa nada, podem ser dadores, todas as pessoas saudáveis entre os 18 e os 45 anos e com peso superior a 50 kg. 
O que se tem que fazer? é só dirigimo-nos ao local, neste caso ao Centro de Histocompatibilidade do Norte, preenchemos uma ficha, o inquérito clínico e depois tiramos sangue, como quando fazemos análises, é  uma picada que não dói nada, eu que tenho medo das agulhas e do sangue não me custou nada, é muito fácil.
Hoje fiquei muito contente quando vi que adesão aqui na Trofa foi muita, eu tive mais de uma hora na fila,  mas por uma boa causa vale a pena e é muito bom ver a solidariedade das pessoas. É bom saber que em momentos difíceis podemos contar com os vizinhos, amigos, colegas e muitos desconhecidos, afinal com um pequeno gesto podemos salvar uma vida.
E vocês já são dadores de medula óssea?

8 comentários:

Anita disse...

sim, já.
bj

Nutella disse...

Eu nao sou. Posso doar em qualquer hospital?

Eu e os meus 3 amores disse...

Eu não.. ñ tenho peso suficiente :(

L✨ disse...

Estou a pensar em ser dadora. Eu como sou de Lisboa tenho de ir ao Pulido Valente e parece que lá não têm mãos a medir.
Fizeste muito bem ;)

Turista disse...

Querida Tulipa, eu não posso ser dadora, mas fico muito feliz por existirem pessoas como tu que estão tão sensibilizadas. :)

estrela disse...

eu ainda não sou....
:(
pode ser no centro de saúde ou hospital da zona, certo!?

Nutella disse...

hum. eu acho que moramos perto. :) também sou da trofa. na segunda tenho uma consulta no hospital de santo tirso, sabes se posso dar lá?

Marcela disse...

Moro muito perto da Trofa :)