Jane Austen nos seus livro descrevia uma época onde havia muito romantismo, príncipes encantados e falava sobretudo da classes sociais superiores onde a vida era leve e tranquila. E isto faz-me sonhar, sonhar e só pensar na perfeição.
Mas como vocês disseram e muito bem as coisas não eram bem assim, a mulher não tinha direito a pensar, nem a estudar, a dar opinião, ter uma profissão. Apenas se dedicavam à família e só as meninas de "boas famílias" é que aprendiam a ler em casa naturalmente com as professoras particulares ou governantes.
A alta sociedade era feita de luxos e de aparências, gente que só se dedicava ao ócio e não fazia nada de útil.
Por outro lado o povo, os mais pobres trabalhavam de sol a sol, sendo muitas vezes pagos com alimentos, e aqui as mulheres nem o direito á educação tinham começavam logo a trabalhar no campo desde de muito novas e o casamento era com alguém da mesma classe social, casamentos de um menino rico com uma menina pobre só acontecia mesmo nos livros.
Na verdade a sociedade não era assim tão perfeita e havia muitas injustiças, falsidades como ainda acontece hoje em dia, acho que à coisas que não mudam os "ricos cada vezes são mais ricos e os pobres cada vez ficam mais pobres".
Sim, de facto a História tem algo de cíclico... Essa disputa entre as classes sociais, na minha opiniao, nunca vai acabar. Hoje em dia, pelo menos já temos alguns facilistismos no que toca à educação, e em termos de variedade de escolha de emprego.
ResponderEliminarMas se formos bem a ver, hoje em dia podem ja nao haver muitos "casamentos arranjados", mas quantas vezes nao acontece os ricos papás tratarem de despachar o namorado pobertanas da filha...?
Enfim,a conclusão a que chegamos é que a vida nunca foi, não é e nunca será perfeita, em que época for.
Kissy kissy
^^ gostei muito do seu blog e pelo jeito temos 2 coisas em comum,
ResponderEliminaramor por tulipas e pela cor azul
Bjim***
Parece ser bastante interessante =)
ResponderEliminarBeijinhos**
oi! não, não tenho sentido fome XD
ResponderEliminar***
Era uma época com o seu encanto, apesar da miséria.
ResponderEliminarEra uma época diferente :)
ResponderEliminarGostei muito do último parágrafo!